domingo, 20 de novembro de 2016

Cachorra Pirandira - Pescaria no Rio Guaporé

Pescaria em Barco Hotel no Rio Guaporé

 Peixes Esportivos do Rio Guaporé

Encontrada em todo território nacional as Cachorras - Hydrolycus scomberoides,estão divididas em sete espécies diferentes. Vamos tratar aqui de uma em particular da Cachorra Larga conhecida também como Cachorra Pirandirá ou Payara, a maior e mais esportiva da espécie, encontrada em abundancia em pescaria no Rio Guaporé.
O Rio Guaporé não é um rio com muitas pedras e corredeiras, locais preferidos e mais propícios para encontrarmos essa espécie, mas onde o pescador encontrar um pedral ou um baixo correntoso, uma ponta de praia com águas ligeiras ai estarão elas, prontas para fazer subir a adrenalina do mais tranquilo e frio pescador. Seus saltos espetaculares, sua grande força e seu porte avantajado podendo passar dos 12 Kg., coloca esta espécie entre as mais esportivas do Brasil.
Podemos utilizar na sua captura material médio de 20 a 30 Lbs. e iscas de meia água e não esquecer de colocar um empate de aço devido os dentes do peixe, se preferir iscas naturais, pode usar pequenos peixes como lambaris ,pequenos piaus ou tuviras, é muito produtivo também pequenas tiras de peixe que devem ser trabalhadas com toques de ponta de vara como se fossem uma isca artificial.
Devemos ter certo cuidado ao manusearmos este peixe devido seus grandes dentes caninos que lhe originaram o nome popular (Cachorra). Os polêmicos bogas, que tem criado acaloradas discussões no mundo da pesca,  podem imobiliza-lo facilmente para que retiremos a isca artificial ou o anzol de sua boca, mas ao mesmo tempo pode quebrar seus caninos prejudicando seriamente a saúde do peixe. Temos adotado desde a ultima temporada em nossas pescarias no Rio Guaporé o passaguá, que com alguns macetes imobiliza bem os peixes facilitando a retirada das iscas com o alicate de bico e garantindo assim a segurança do pescador e a soltura do peixe sem nenhum dano ao mesmo.(Adotem também essa ideia.)
 Barco Hotel no Rio Guaporé, poderá leva-lo a um duelo contra esta espécie, vale a pena testar a esportividade desse peixe como podem comprovar abaixo no vídeo. Certamente será um bom teste para a sua técnica e habilidade como pescador Esportivo.  
Nós dos Barcos Maanaim Pesca Esportiva na Amazônia estamos no seguimento da pesca esportiva desde 1994 guiando pescadores esportivos do Brasil e exterior em pescaria no Rio Guaporé e em outros rios da amazônia. Dispomos de pessoal treinado e capacitado o que com certeza faz toda a diferença entre o sucesso e a frustração na captura dos cobiçados troféus do Rio Guaporé.


Namir Rodrigues de Andrade
Barcos Hotel Maanaim 
Turismóloga
Especialista em Turismo e Meio Ambiente

Confira a esportividade dessa espécie neste vídeo.
Pescaria no Rio Guaporé - Cachorra Larga 

  WhatsApp +55 (69) 9 8125-2555

Nenhum comentário:

Postar um comentário