terça-feira, 20 de março de 2012

PESCARIA NO RIO GUAPORÉ - Tucunaré Pitanga

Moro na região amazônica a mais de 35 anos , navegando e guiando pescadores esportivos do Brasil e exterior por excursões de pesca pelos rios desta região, em 1978 conheci o Rio Guaporé.
Foi em uma pescaria feita na região de Pimenteiras ao sudoeste do Estado de Rondônia lá chegando navegamos por cerca de quarenta minutos rio abaixo até um pequeno afluente na margem esquerda chamado Pau-Cerne em território Boliviano acampamos do lado Brasileiro umas duas voltas abaixo deste afluente no fim de uma pequena praia, no local havia um grande apuizeiro,  limpamos o local e ali armamos nossa barraca.
Depois do local  limpo e tudo arrumado resolvemos dar uma saída de reconhecimento, tínhamos noticia de uma baia central no lado brasileiro em um local chamado Furo da Piúva, achamos a entrada da tal baia com facilidade.
A trinta e quatro anos atrás não havia os apetrechos de pesca com a tecnologia  que temos hoje.
Eu tinha duas carretilhas Penn uma mod.209 e outra mod.85, sendo que uma pesada e outra média pesada,varas de fibra de vidro maciça e anzóis Mustad de varios tamanhos, eu levava também 2 molinetes um Daiwa  BG-15 e um nacional Taurus iscas artificiais não existia somente colheres usávamos Stanley na época.
Tralha no barco entramos nessa baia central em busca de Tucunarés, naquela tarde pegamos 109 Tucunarés Pitanga, eu nunca havia visto nada igual em lugar nenhum deste rincão amazônico e até hoje ainda não encontrei nem um rio onde se tivesse ação de Tucunarés e outras espécies como o Rio Guaporé.
Quem já pescou aqui sabe do que falo, estou a quase 20 anos com Barco Hotel no Rio Guaporé, agora com um novo roteiro na região de Porto Rolim é como se fosse a 35 anos atrás todos os que pescam nesta região ficão atônitos com a quantidade de ações de peixes em um dia de pescaria.
O vídeo aqui postado mostra o Tucunaré Pitanga do Rio Guaporé . esta espécie de Tucunaré pode alcançar até sete kilos sendo a média de captura fica entre 2 a 5 kg. Uma pescaria no Rio Guaporé na região de Porto Rolim, um barco com uma dupla de pescadores é comum capturar até 200 Tucunarés por dia.
Confira o vídeo.
Pescaria no Rio Guaporé - Tucunaré Pitanga
Francisco Ferreira da Costa Neto.
(69) 81252555

Nenhum comentário:

Postar um comentário