sexta-feira, 23 de março de 2012

PESCARIA DE PIRAPITINGA NO RIO GUAPORÉ - BARCO MAANAIM

Em pescarias no Rio Guaporé tenho observado muito pescador fazendo a maior confusão entre tres espécies de peixes: Pirapitinga, Caranha e Tambaqui. Estas espécies tem alguma semelhança por serem redondos mas não tem nada a ver um com o outro. Existem no Rio Guaporé e nos rios da amazônia duas especies de Pirapitingas, a Pirapitinga de papo vermelho, esta a menor delas, o maior exemplar desta espécie não passa de quarenta centímetros de comprimento e seu peso máximo é de 6 Kg. A outra espécie é chamada na região amazônica de Pirapitinga Rosada ou Pirapitinga Grande, essa espécie é a  mais predominante do Rio Guaporé.  A Pirapitinga Rosada é chamada erradamente por alguns piloteiros e moradores do Vale do Rio Guaporé de Caranha, isso devido ao convívio pilotando  para pescadores do sul do país que frequentam o Rio Guaporé. Estes pescadores, sendo conhecedores do Pacu Caranha da bacia do Prata e Pantanal e pelo fato deste ser bem semelhante em aparência com a Pirapitinga Rosada, confunde os dois peixes trocando seus nomes, chamando Pirapitinga de Caranha.
A Pirapitinga assim como seu parceiro de poço o Tambaqui são espécies de muita força, fazendo deles peixes super esportivos e verdadeiros troféus para o pescador esportivo. Muitos são os pescadores que veem de toda parte do país em busca dessas espécies no Rio Guaporé. Estes peixes são abundantes nessas águas e tornaram o Rio Guaporé um dos pesqueiros mais afamados do Brasil pela quantidade de ações de Pirapitingas e Tambaquis. Mas como todo troféu da pesca esportiva, sua captura requer muita técnica, astúcia e paciência do pescador. Um grande erro na pesca de redondos nesta região é agitar as águas do pesqueiro com o motor do barco acelerado a toda  fazendo manobras bruscas dentro do poço e agitando as águas. Alguns minutos após fazer essa besteira os peixes começam a bater tanto Pirapitingas como Tambaquis, pensava-se a alguns anos atrás que isso levantaria o peixe do fundo do poço, tornando assim mais fácil a sua captura pois os peixes pulavam dando rabanadas na flor d`agua. Mas o que ninguém sabia que fazendo essa agitação os peixes batiam por estarem bravos. A pratica deste erro por alguns piloteiros, detonou varios pontos de pesca desses peixes na região de Pimenteiras isso ainda na época do antigo Hotel Cabanas do Guaporé, os peixes se espantaram e sumiram para para bem longe do local da pratica da técnica errônea. Hoje sabe-se que o correto é chegar nos pesqueiros de remo, evita-se até motor elétrico, como eu disse técnica apurada, astucia e principalmente muito silêncio. A isca preferida é o minhocuçu, assim como o Tambaqui a Pirapitinga gosta de abocanhar a isca a meia água, quando a mesma vai descendo sem chumbo ao sabor da correnteza. Usamos a mesma técnica descrita no ultimo post deste blog sobre Tambaqui pois os dois peixes abitam no mesmo poço.Portanto, é regra, onde está o Tambaqui ali também está a Pirapitinga, as duas espécies convivem juntas. No Rio Guaporé nunca pesquei em um poço que se capturasse somente uma espécie de redondo. O BARCO MAANAIM Rio Guaporé esta com um novo roteiro de pesca na região de Porto Rolim partindo deste roteiro inédito podemos alcançar pesqueiros de Pirapitingas e tambaquis com pressão minima de pesca. Portanto se seu sonho é fazer uma pescaria no Rio Guaporé em buscas destes troféus venha conhecer nosso novo roteiro de pesca. BARCOS MAANAIM "Aqui Começa a Pescaria dos seus sonhos"
PESCARIA NO RIO GUAPORÉ-PIRAPITINGA  ROSADA  


ABAIXO A DIFERENÇA ENTRE AS QUATRO ESPÉCIES
PIRAPITINGA DE PAPO VERMELHO


CARANHA OU PACU CARANHA BACIA DO PRATA


PIRAPITINGA ROSADA


TAMBAQUI


(69) 8125 2555
   

2 comentários:

  1. esse..sim..é..o..grande..trofeu..do..rio..guaporé...Os piloteiros..do..Maanaim..sabem..bem..aonde..elas..se..escondem..lá..Parabéns!!

    ResponderExcluir
  2. Valeu as dicas Sr.Francisco ai entende muito de Pesca de peixes e de construção de barcos, parabéns pelo blog assinei como seguidor.

    ResponderExcluir